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Palestras Motivacionais, Workshops, Treinamentos e Coaching com o Especialista em Liderança Palestrante Eduh Rodrigues Master Coach e Mentor. - Campinas - SP - A R T I G O S
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Palestras Motivacionais, Workshops, Treinamentos e Coaching com o Especialista em Liderança Palestrante Eduh Rodrigues Master Coach e Mentor. - Campinas - SP - Perguntar, uma chave para o SUCESSO!
Perguntar, uma chave para o SUCESSO!

por Eduardo Rodrigues

Bons profissionais de vendas tem por obrigação se manter atualizados e alinhados com as tendências, tanto do seu ramo de negócios, como com as do mercado em geral. Neste site dispomos das ferramentas para trilhar o caminho rumo AO SUCESSO COM VOCÊ!Na área de vendas só existe uma forma de estar alinhado com as necessidades mais recentes dos clientes: PERGUNTANDO!

Perguntar é sem nenhuma dúvida a forma mais antiga de aprender e saber as coisas que nos dizem respeito, mas ainda nos dias atuais vemos constantemente pessoas inferindo(achando)as coisas e na maioria das vezes, infelizmente, errando sem necessidade.
Alguns deixam de perguntar por arrogância de acharem que sabem o bastante para não perguntar, outros por pura falta maturidade e o que ocorre é que os experientes na teoria acabam nivelados àqueles que apenas iniciam na área de vendas. Os profissionais perdem clientes e na correria do dia a dia esquecem-se de perguntar o óbvio ao cliente, o por que de ter acontecido.
Será que os profissionais de vendas já se deram conta do quanto é difícil recuperar um cliente perdido? E quando se fala em cliente, não podemos entender apenas o pedido, ou a compra. Quem sabe o quanto teria sido útil perguntar antes que tivesse acontecido o desastre de se perder o relacionamento que demoramos para construir.
Vemos a toda hora empresas que treinam seu pessoal em busca de novos clientes, com seus poderosos e bem equipados TELEMARKETING que tem um vendedor bem treinado (em suas opiniões), em busca daquele novo cliente ou de transferir o cliente da concorrência para ele ou ainda equipes de vendas, com profissionais chamados de consultores comerciais que abordam outras empresas e consumidores com grandes estratégias de marketing e sequer perguntam absolutamente nada a esses prospects, para pelo menos humildemente saber o que podem oferecer que seria atrativo ou objeto do desejo deles.
Pior que este cenário é o de raramente algum de nós que já somos clientes deste ou daquele fornecedor ou ainda de vários deles e não receber um contato nos perguntando o que pode melhorar para nos servir melhor. Ora o vendedor também é cliente e também gosta de ser bem atendido com perguntas rápidas de satisfação, que tornam as pessoas importantes a ponto de se sentirem satisfeitas só com o fato de lhes perguntarem algo, ou até de se sentirem importantes nesse processo.
Claro que este comportamento não é unânime mas é comum e não pode fazer parte de uma simples estratégia pois o verdadeiro homem de vendas segue atrás de constantes informações de melhora.
No passado participei de muitas convenções de lançamentos de produtos e serviços nas empresas que passei, com todo o glamour e pompa que as empresas colocam nesses eventos mas em pouquíssimas oportunidades as empresas fizeram perguntas aos vendedores com antecedência, suas opiniões à respeito deste ou daquele lançamento e sinto ainda dizer que não existem culpados para este fato apenas que a pergunta não foi feita porque não tiveram idéia de fazêla devido mais uma vez à correria diária.
No entanto vemos grandes e pequenas organizações investindo no aporte de novos clientes e poucas procurando manter os seus através das perguntas, tão importante na área de vendas.
Exercite-se em perguntar, certamente sua vida vai mudar e como conseqüência, MELHORAR.

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