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Palestras Motivacionais, Workshops, Treinamentos e Coaching com o Especialista em Liderança Palestrante Eduh Rodrigues Master Coach e Mentor. - Campinas - SP - A R T I G O S
A R T I G O S
Palestras Motivacionais, Workshops, Treinamentos e Coaching com o Especialista em Liderança Palestrante Eduh Rodrigues Master Coach e Mentor. - Campinas - SP -  O diálogo que funciona
O diálogo que funciona

 O diálogo que funciona

O Sucesso comercial e profissional das pessoas está na motivação em busca dos resultados e aqui você pode ter à disposição palestras de sucesso treinamentos e consultoria para desenvolvimento de empresas e trabalho em equipe, que com competência procuramos proporcionar Sucesso aos nossos clientes.

Infelizmente, a cultura do diálogo não é tão fácil de implantar em uma empresa. Não é um software que se instala, realiza-se um treinamento por uma semana e pronto, todos na empresa dialogam. Por mais que as vantagens sejam muitas:

  • Permite que um número maior de idéias e emoções sejam apresentados.
  • Evita compromissos superficiais e forçados.
  • Aumenta as chances de que todos sejam ouvidos.
Também não adianta alguém dizer “estamos dialogando aqui” se a pessoa com quem se fala está com medo, raiva ou uma mistura dos dois. Diálogo é uma conversa em que os seguintes elementos estão presentes:
  • As duas partes estão comprometidas em ver a questão como um todo.
  • As duas partes analisam os elementos que compõem aquela questão, tentando se distanciar de ataques pessoais.
  • As duas partes fazem perguntas abertamente, e as respondem da mesma forma, para aumentar o conhecimento de ambos sobre a situação.

Entretanto, pode-se fazer com que conversas entre líder e liderado se aproximem de um diálogo franco. Talvez, não se consiga uma abertura total da primeira ou segunda vez, mas é o início de um processo que pode beneficiar a todos. Para se dialogar, é necessário abandonar a idéia de uma posição fixa e adotar as possibilidades que outras pessoas trazem. Pode ser desconfortável a princípio, mas insista. Você não será visto como um líder fraco ou sem idéias, porém como alguém que valoriza a equipe.

O objetivo é conseguir construir a confiança necessária para que toda a energia e conhecimento daquelas pessoas sejam utilizados no encontro de novas soluções, e não na criação de desculpas, ataques e discursos que “entram por um ouvido e saem pelo outro”.

Esta é a base tanto para o diálogo como para a maioria das ações de um líder: confiança. Muitos autores de administração e liderança corporativa classificam confiança como o pré-requisito para uma ação de sucesso em sua equipe. Nas palavras de Peter Drucker: “Organizações não são mais construídas na base da força, mas da confiança”.

E existem poucos líderes construindo confiança por aí. É algo que não podemos afirmar nunca que possuímos por completo, que temos por garantido. Construir confiança significa trabalhar relacionamentos no dia a dia. É confiar em si mesmo, nas suas decisões como líder, bem como confiar em cada membro de sua equipe.

Ricardo Semler disse, em seu livro Virando a própria mesa, que uma das primeiras atitudes que tomou ao assumir sua empresa foi acabar com a revista à qual seus funcionários eram submetidos com frequência: “Se o índice de pequenos roubos diminuiu depois disso? Não sei. O que sei é que não vale a pena trabalhar com quem não se confia”.

Assim, diálogo não tem nada a ver com ser um líder fraco. Como se baseia na confiança, e confiança, em última análise, é cumprir com suas responsabilidades para com aquela pessoa ou equipe sabendo que eles farão o mesmo com você, diálogo é uma forma superior de liderança, em que as cobranças externas e internas estão presentes.

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